Marcadores

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Homenagem



A vida é feita de aprendizado. Quando nascemos, contamos com nossos pais e com as pessoas que nos cercam para nos educarem e nos ensinarem a dar os nossos primeiros passos.

Na infância vemos nossos educadores como pessoas perfeitas, verdadeiros heróis, imunes a qualquer tipo de erro e capazes de realizar qualquer tarefa e responder qualquer pergunta. Por conta disso, ficamos sempre tranquilos, sem nenhuma preocupação, pois acreditamos que não importa o que aconteça, sempre estaremos protegidos de qualquer perigo.

Quando chegamos na adolescência, percebemos que nossos heróis são, na verdade, pessoas comuns. Possuem qualidades e defeitos, tomam decisões certas e erradas. As ordens e cobranças tão presentes na infância, começam a ser substituidas pelo diálogo. Por vermos que essas são apenas pessoas comuns, começamos a expor nossas vontades e opiniões, muitas vezes afrontando nossos pais. É preciso ter muita paciência para nos manter na linha nessa idade, que é tão marcada pela rebeldia. Mas não importa o quanto nós erramos, nunca desistem da gente.

Finalmente, na fase adulta, quando podemos ter um maior discernimento e entendimento das coisas da vida, algo estranho acontece. Percebemos que há algo diferente com nossos antigos 'heróis' , que foram desmascarados na adolescência, se revelando apenas pessoas comuns.

Afinal, como puderam fazer tudo o que fizeram? Como puderam superar tantos obstáculos e barreiras impostas pela vida? Como puderam se reerguer e ficar de pé novamente, após quedas tão grandes? Como puderam se entregar tanto, muitas vezes ignorando seu próprio bem estar, somente pela felicidade de seus filhos? Como puderam chegar onde chegaram, saindo de onde saíram?

Chegamos à conclusão, que mesmo não tendo super poderes e não sabendo voar, esses são os verdadeiros super heróis, capazes de vencer toda e qualquer dificuldade imposta pela vida, fazendo com que isso pareça a tarefa mais fácil do mundo, capazes de dar a própria vida pela nossa e capazes de nos amar incondicionalmente durante todos os minutos de nossa existência.

Vó,
A história de sua vida é a prova real de que qualquer dificuldade pode ser superada.
Você é o melhor exemplo de vida que eu poderia ter. Muito obrigado, por tudo que você fez por mim, quando eu mais precisei. Obrigado por ser minha avó, meu exemplo de vida, minha super herói.

Um beijo grande, do seu neto que te ama muito

Leo

Nas palavras de Dona Margarida, toda a avó do mundo gostaria de receber uma homenagem como essa!

4 comentários:

  1. Leonardo, Eu li este testemunho do seu amor e admiração por sua avó com muita emoção. Ao fio das palavras tão verdadeiras, eu não pude reprimir as aguas do coração que começaram a encher as janelas da alma.
    Eu tambem tinha uma avó que adorava, cheia de ternura e amor, me ensinou muito de uma maneira discreta sem me deixar perceber que eu fui o aluno e ela a mestra, coisa muito dificíl para os mestres profesionais. Mas tem mestres profesionais e mestres naturais que compartilham os dons que foram concedidos a eles para fazer deles o melhor uso em qualquer situação.
    Pelos poucos momentos que conheci você, eu percebi que você é muito mas maduro do que sua idade e muito capaz de devolver o amor que você recebe.
    Um abraço,
    Jean-Louis.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leonardo.

    Cheguei aqui de carona, através do blog da Miriam Mondon. Seu texto é muito expressivo, e certamente muitos de nós se identificam com suas emoções. Super-heróis são assim, essa espécie de anjo que Deus coloca na nossa vida para nos proteger e nos guiar. Parabéns pelo texto.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Nossa... estou sem palavras... impressionada com esse texto ESPETACULAR! Já tinha pensado dessa forma, mas não ia saber nunca escrever algo assim de tanto impacto. Fiquei arrepiada lendo essa linda declaraçao de amor e de compreensão.

    Parabens Leonardo e a essa avó que inspirou algo tão lindo!

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, eu voltei do Rio pensando na sua avó. Uma grande pessoa, marcante e de personalidade forte. Podemos ver que ela é uma pessoa de ótimo coração. Espero voltar várias vezes ao Rio e ficar na Barão em todas elas. Abs, Lícia Lamego (BH)

    ResponderExcluir